Site mapeia crimes em cidades brasileiras

A identificação de zonas perigosas em diversas cidades brasileiras é o objetivo que Vasco Furtado, professor da Universidade de Fortaleza, tinha em mente quando criou o Wikicrimes, software que permite o acesso e registro de ocorrências criminais no computador diretamente em um mapa digitalizado.

O mapeamento do crime permite alertar o cidadão e orientar os órgãos públicos no planejamento de suas ações. O site que oferece o serviço afirma que a publicidade do registro das ocorrências criminais traz acima de tudo transparência, “pois quebra a lógica de monopólio das informações pelo Estado”.

Roubos, furtos e homicídios são alguns dos crimes que podem ser registrados no site, mas apenas por pessoas cadastradas no sistema. Não é necessário cadastro, no entanto, para ter acesso às informações.

A filosofia que norteia o Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipedia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas – se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa.

Fonte: Terra

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

Comentários

Olá!
Gostei muito do seu blog. Você está de parabéns. E para provar isso deixei um selinho prá você no meu, ok?

http://esturdio.blogspot.com/2008/04/selos-em-dose-dupla.html#links

Abraços e sucesso!

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)