Fundador do WordPress revela que Justiça não pediu bloqueio de blog

São Paulo – Em entrevista exclusiva, Matt Mullenweg afirma que a Automattic não recebeu contato nenhum das autoridades brasileiras.
A Justiça brasileira não entrou em contato com o WordPress, revelou Matt Mullenweg, fundador da Automattic, mantenedora do serviço de blogs, com exclusividade ao IDG Now!, nesta quinta-feira (17/04).

“Nem os provedores nem o sistema de justiça do Brasil entraram em contato conosco. Só sabemos de blogueiros e usuários brasileiros preocupados quanto à censura de seus blogs”, diz Mullenweg.

Paulo pediu, na semana passada, o bloqueio de um blog do WordPress com conteúdo criminoso, o que poderia tirar do ar todos os blogs hospedados no serviço, segundo a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet).

O presidente do conselho diretor executivo da Associação Brasileira de Provedores de Internet  (Abranet), Eduardo Parajo, afirma ter enviado um documento à Justiça explicando que “não seria possível, por questões técnicas, bloquear só um endereço e que isso afetará outros usuários”.

Além disso, a associação aconselhou o juiz responsável pela decisão de encaminhar uma solicitação direta ao WordPress pedindo que retirasse o site do ar.

Mullenweg afirma, contudo, que a empresa não foi contatada e que ficou surpreso com a decisão da Justiça. “Nunca ouvimos falar deste blog”, afirma.

O fundador do WordPress reitera a posição oficial do WordPress de que é possível efetuar o bloqueio apenas da página criminosa sem tirar todos os blogs brasileiros do serviço do ar. “Uma vez que um blog tem seu próprio domínio, deveria ser trivial para os provedores bloquear apenas ele, sem punir milhões de outros usuários.”

Embora a Abranet tenha dito num primeiro momento que o bloqueio de uma página implicaria em tirar todos os blogs brasileiros do ar, a associação voltou atrás após o WordPress afirmar que o procedimento é possível.

“Não é impossível, mas depende da infra-estrutura de cada provedor, e o processo é complicadíssimo”, diz Parajo.

A Abranet informou nesta quarta-feira (16/04) que passou a ordem da Justiça para todos seus afiliados e que não tem prazo fechado para que o bloqueio à ferramenta de blogs comece.

Fonte: IDG NOW

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

Comentários

É lamentável quando notamos a má vontade das “aRtoridades” brasileiras.

Uma coisa que qualquer técnico fajuto que utilize o Linux, e o DNS sabe é que para bloquear um único domínio é a coisa mais simples que tem …

Não dá pra entender motivo que os leva a querer bloquear todo o WordPress …

[…] acordo com o que foi publicado no Bloia, o fundador da Automattic (empresa mantenedora do WordPress), Matt Mullenweg, afirma que a […]

[…] de ler no Blog do Ernesto: Em entrevista exclusiva, Matt Mullenweg afirma que a Automattic não recebeu contato nenhum das […]

muito legal este post, eh a primeira vez que visito seu site.
Mais a partir de hoje esta nos meus favoritos!

Hi, cool post. I have been wondering about this topic,so thanks for writing.

Hi, gr8 post thanks for posting. Information is useful!

You know, I don’t read blogs. But yours is really worth beeing read.

hello

Hello. And Bye.

Очень было интересно читать, спасибо!” и “Даже моей маме понравилось :))

Very nice site!

Hello!

Hello!

bad migraine

+100

…please where can I buy a unicorn?

Very nice site!

Nossa, esse pessoal da Abranet é burro mesmo. É lógico que é possível bloquear um endereço e não é complicadíssimo.

Eu não sei como é que uma pessoa da área de T.I. pode dizer um absurdo desses, ainda mais tendo um cargo alto. Peixadas do Brasil.

Nossa, esse pessoal da Abranet é burro mesmo. É lógico que é possível bloquear um endereço e não é complicadíssimo.

Eu não sei como é que uma pessoa da área de T.I. pode dizer um absurdo desses, ainda mais tendo um cargo alto. Peixadas do Brasil.

Hello! gfcdbaf interesting gfcdbaf site!

Very nice site!

Very nice site!

your website is not showing up correctly during my browser. I’m glad to read this post, its a good one. I’m always trying to find quality posts and articles which is exactly what I found here, I hope you will be adding more in future. Regards

After i view your Feed it throws up a webpage of weird text, may be the malfunction on my side?

really agreed with what they were saying and thought I would share it with you all…

was surprised by this so thought I would share it with my readers…

Escreva um Comentário

(obrigatório)

(obrigatório)